​Programação 2020






















​​























Amrit Atma é um curandeiro mexicano com cerca de 20 anos de experiência em Vinyasa, Kundalini yoga e Sat Nam Rasayan. Ele é apaixonado pelo ensino e prática de massagem tailandesa. Ele adora movimento, escalada, acrobacia e contato com improvisação. Participa constantemente de convenções internacionais de acrobacia, dança e yoga na Europa e na América do Sul, ensinando e aprendendo Massagem Thai, Yoga e acrobacia.

JULIA LIMAVERDE (Brasil)

Escutar o vazio – para além da técnica


Aguçando a percepção sinestésica, podemos nos surpreender imensamente quando alcançamos deixar nossos padrões habituais de lado e nos colocamos em um estado de escuta profunda. A presença se instaura durante a dança quando deixamos de pensar. Essa meditação ativa pode nos levar a lugares nunca antes visitados. A quebra das expectativas de gerar uma dança sensacional, pode nos levar a uma experiência mais do que excepcional. A diferença entre o virtuosismo e a habilidade, entre o espetáculo e a experiência, a repetição da acrobacia e o movimento espontâneo, o truque e a improvisação. Neste laboratório propomos amenizar os convencionalismos e aproximar a dança da natureza do movimento.  Lembrar de como aprendemos tudo para então desaprender, e aí deixar que surja naturalmente. Respirar, silenciar padrões, reconhecer os vícios, desconstruir o caminho habitual, explorar o novo inocentemente, sem censuras, sem referências ou pré-requisito. Confiança no desconhecido, entrega, redenção. Tudo está seguramente fora de controle.

Meu nome é Loren e eu sou praticante de craniossacral biodinâmico, curadora intuitiva, amante de práticas de movimentos somáticos, dançarina e professora de Hatha Yoga. Realizo workshops nesses campos.
Também ofereço sessões particulares de cura para integração, autocura e desenvolvimento, recuperação e rejuvenescimento para todo o sistema (corpo-mente-coração-espírito).

Minha página no facebook:
https://www.facebook.com/Biodynamic-Infused-Craniosacral-Therapy-104380507617203/

MELA BELLETTO (Itália)

Raízes

Minha proposta para esta aula é fazer uma jornada profunda em nossas raízes. Trabalhando em nosso caminho para conectar-se à terra, a fim de ganhar um caminho para o céu. Descobriremos como dois corpos podem se comunicar compartilhando um ponto de contato e encontrando juntos uma fluidez do movimento, lidando a cada momento com nossos sentimentos internos para dar uma intenção e seguir com o fluxo. Trabalharemos em alguns conceitos básicos de Contato Improvisação como gravidade, compartilhamento de peso, contato físico, mas também confiança, impulso e equilíbrio.

Quarteto
Esta é uma sinfonia tocada por três dançarinos e o chão, que é o quatro parceiro. Partindo de um conceito básico de contato, que nunca dançamos sozinhos, mas o chão é o nosso primeiro parceiro, brincaremos com uma dança em trio (que prefiro chamar de quarteto), tentando encontrar nosso caminho para lidar com tantos estímulos, encontrando o caminho para dar uma direção clara e usar o espaço para brincar com a composição e o momentum.

Loren Pocsai (Hungary)

As ondas do silêncio


Neste workshop encontraremos movimentos e mudanças sutis em nosso corpo fluido através da apalpação. Descobriremos algumas técnicas de bodywork em solo e em duplas da terapia Craniossacral Biodinâmica integrada a outras práticas de corpo suave e as colocaremos em movimento. Ou não. Nosso foco principal será 'Ouvir com todo o nosso ser' e observar a dança por dentro e por fora. O que move nossas células? O que nos mantém vivos e em movimento? Como bloqueios, dores e doenças aparecem e desaparecem de nossos corpos? Visitaremos pontos fixos, quietude dinâmica e experiências atemporais ... apenas prepare-se para as sensações mais suaves, acolhedoras e familiares de estar com abertura inocente em relação ao que vier.

PAULO MANTUANO (Brasil):

Corpo em Potência


Corpo em Potência é um conjunto de abordagens corporais resultante de pesquisas no campo da educação somática, práticas corporais orientais e afroameríndias que reconhecem as diversas inteligências inerentes ao corpo, coadunando e compreendendo seus  aspectos dimensionais em suas extensões no campo físico (estrutural energético), relacional (ativação, valorização e estruturação da memória) e ancestral (sistêmico e inconsciente coletivo). As abordagens corporais são propostas a partir da idéia de cuidado e dos desafios. Entender a natureza das estruturas corporais e suas peculiaridades como: tecidos ósseos, nervosos, conjuntivo; apresentar, sensibilizar e reconhecer os aspectos afetivos dos conteúdos corpóreos, através de práticas aliando conhecimento da educação somática e conteúdos de matrizes afroameríndias promovendo um diálogo de teoria e prática.Digite seu parágrafo aqui.

Esse ano a programação do Encima da Chapada vai seguir sendo construída coletivamente de acordo com os interesses e habilidades do grupo que está sendo formado. Conforme estão se confirmando as participações, as propostas serão publicadas aqui. Também abrimos espaços na programação para participantes que queiram compartilhar suas experiências. Nos envie sua proposta no ato de sua inscrição!

Julia Limaverde é formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Brasil. Desenvolveu diversos trabalhos como cineasta, intérprete e produtora cultural. Desde 2001 está pesquisando Contato Improvisação e outros movimentos com ênfase em técnicas de improvisação, como Movimento Autêntico, View Points e Butoh. Desde 2009, tem oferecido aulas e laboratórios de CI no Brasil, Itália, Índia, Argentina, Alemanha, Polônia, Albânia e Espanha. Participou e colaborou com diversos festivais de CI, como o Freiburg Contact Festival, Contact meets Contemporary, Italy Contact Fest, Festival Diamantino, Transformando pela Prática, Festín, Encuentro en la Naturaleza de Córdoba, Festival Internacional de São Paulo, Contact in Rio. Atualmente tem realizado experiências desenvolvendo seu próprio método, o ContactThai (dança-massagem), além de suas pesquisas habituais em meditação, kundalini tantra e alimentação consciente. Organizadora do ENCIMA da Chapada - Encontro de Contato Improvisação, e do Espaço Infinito, onde acontecem diversas aulas e retiros com a temática do corpo e autoconhecimento, na Chapada Diamantina (Bahia / Brasil).

Paulo Mantuano é formado em fisioterapia (1992) e Expressão Corporal e Dança Contemporânea (1989). Prático-teórico, vem trabalhando como professor, coreógrafo, movedor e Diretor de Movimento dividindo-se entre o  Teatro, a Dança e o Circo desde 1990. Foi Professor de dança, anatomia/cinesiologia e Contato Improvisação na Escola Nacional do Circo no Rio de Janeiro (1992-1996), no Curso de Dança da Faculdade da Cidade (1996-2006). É atual professor de Contato Improvisação e Neurociência nos cursos de Pós-graduação da Faculdade Angel Vianna. Neste ano de 2019 está trabalhando como Diretor de movimento nas peças teatrais "Altamira 2042", "Angels in America" e "Eu, Moby Dick” de cias e diretores consagrados no campo cênico. Desenvolve o Programa CORPO EM POTÊNCIA atuando no campo da educação somática com finalidades pedagógico-cênico-criativas. Gerencia o estúdio de movimento onde lida com situações de dores crônicas e programação motora para recuperação de lesões severas.

Mela Belletto - Eu inicio minha jornada no contato improvisação graças a um programa anual de dança contemporânea em Nápoles, na Itália, chamado A.R.T (Programa de Pesquisa Avançada). Então eu começo a viajar pelo mundo para estudar essa dança incrível e encontro professores maravilhosos como Martin Keogh, Scott Wells, Angelica Donyi, Linda Bufali, Ray Chung, Thomas Mettler, Urs Stauffer, Itay Yatuv, Michele Marchesani, Leilani Weiss e Simonetta. Alessandri, Alex Guex e muitos outros. Também achei muito nutritiva a abordagem das práticas somáticas para a dança, então estudei a body mind centering e feldenkrais. Como conselheira da gestalt terapia, estou convencida da importância da expressão do corpo para o seu próprio bem-estar. Por isso, no ano passado, decidi começar a estudar a dançaterapia. Meu interesse pela improvisação como uma maneira de lidar com o desconhecido me levou a estudar também o teatro de improvisação.

Professores:

AMRIT ATMA (México)

Yoga Matinal

Deep Vinyasa flow adaptado para a necessidade de cada participante, com diferentes variações e forte ênfase em escutar suas necessidades, escuta profunda, relaxamento profundo, meditação profunda.

Sessões guiadas de Thai Massage
Amor, companhia e atenção conduzem essa prática de “escuta profunda com as mãos”, movendo desde o centro (hara), sequências para ativar ou relaxar, afim de reconectar-se. Todos são bem vindos!

Acro Yoga – Vôos terapêuticos

Se na Thai Massagem usamos o nosso peso, no vôo terapêutico usamos o peso do nosso parceiro para trabalhar. Com a mesma atenção, amor e companheirismo. Todos podem voar!