O Vale do Pati está localizado no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina. É mundialmente conhecido como um dos locais mais atrativos para quem gosta de fazer caminhadas na natureza e roteiros de trekking. Lugar de beleza abundante e peculiar ecossistema, apresenta jardins naturais de vegetação rupestre, florestas estacionais de planície e sempre-verde de altitude, que se estendem pelas encostas dos impressionantes morros que abraçam o vale.É dos Gerais do Vieira e do Rio Preto que nascem alguns rios que irão formar, mais adiante, a principal bacia hidrográfica do Estado da Bahia: a bacia do Rio Paraguaçu.

 

No interior do Vale, sem interferências das antenas de TV, de celular, das redes de eletricidade ou do ruído dos carros, poderemos desfrutar de uma vivência real de ecologia profunda. Silenciar nossos pensamentos, diminuir nosso ritmo usual e permitir os desdobramentos de um estado de contemplação, propiciarão uma escuta mais atenta às paisagens sonoras, incluindo nossa própria afinação interior. O Vale do Pati é um constante convite ao mergulho interno e à conexão com nossa essência mais profunda.

Nesta caminhada dançante atravessaremos uma média de 50 quilômetros de beleza abundante, andando entre 4 a 6 horas por dia, de acordo com a disposição do grupo e de cada participante.  No trajeto vamos descobrir os encantos deste paraíso, dançando nas montanhas e nas águas sagradas que se apresentam e nos presenteiam pelo caminho, chegando em tempo de ver a noite cair junto ao fogão de lenha, com uma refeição caseira deliciosa nas casas de algumas das pouquíssimas famílias de nativos que permaneceram vivendo lá, desde o ciclo dos diamantes e do café.

Pati